5 de outubro de 2020
#01_Cuspindo flecha: narrativas insurgentes de comunicadoras/es originários e tradicionais no MA

No primeiro episódio dividido em 5 blocos, a gente conversa com seis jovens que estão fazendo comunicação popular desde as suas comunidades e para as suas comunidades. São experiências que traduzem séculos de ancestralidade e luta pela terra e território.

BLOCO 01

No BLOCO 01, conversamos com a documentarista Djelma Viana Guajajara e o fotógrafo Genilson Guajajara, ambos da Terra Indígena Rio Pindaré, no município de Bom Jardim.

BLOCO 02

No BLOCO 02, conversamos com o repórter, editor, apresentador e criador da TV Quilombo Rampa, Raimundo José, do quilombo Rampa, no município de Vargem Grande.

BLOCO 03

No BLOCO 03, conversamos com a liderança jovem e comunicadora popular Kelly da Silva, da comunidade Piquiá de Baixo, no município de Açailândia.

BLOCO 04

No BLOCO 04, conversamos com o ilustrador e chargista Uriel Menezes, natural de Codó, mas com residência flutuante por assentamentos, quilombos e terras indígenas no Maranhão e outros lugares do nordeste do país.

BLOCO 05

No BLOCO 05, conversamos com a ilustradora Zica Pires, do quilombo Santa Rosa dos Pretos, zona rural do município de Itapecuru-Mirim. É da relação com a terra e com os Encantados que ela recebe orientação e alimento para a arte que produz e que usa para se envolver ainda mais com a terra e a espiritualidade de matriz originária africana.

Abaixo, a lista com os canais de comunicação onde todas/os as/os entrevistadas/os do programa publicam seus trabalhos.

Djelma Viana Guajajara

Genilson Guajajara

TV Quilombo

Kelly da Silva

Uriel Menezes

Zica Pires

FICHA TÉCNICA EPISÓDIO #01
Produção, roteiro e locução: Sabrina Felipe
Edição: Airton Júnior
Foto de capa: Genilson Guajajara
Ilustração Cacimba: Zika Pires
Realização: Justiça nos Trilhos

MAIS RECENTES

III Encontrão e Mostra Audiovisual da Jacá: Juventude, Comunicação Popular, Resgate Ancestral e Direitos Humanos no Maranhão

III Encontrão e Mostra Audiovisual da Jacá: Juventude, Comunicação Popular, Resgate Ancestral e Direitos Humanos no Maranhão

Piquiá de Baixo, Maranhão, Brasil: uma comunidade resistente que completou 19 anos de luta por reassentamento e reparação integral, enfrenta diariamente os impactos das grandes indústrias de mineração, atravessada pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), com seus direitos humanos violados. No entanto, falar de Piquiá de Baixo não se resume ao sofrimento. A comunidade é […]

Faça parte da Agência Zagaia

Se você é originário, quilombola, de povos e comunidades tradicionais e trabalha com texto, áudio, vídeo, ilustração, foto, cordel, canto, dança – ou outra forma de comunicação – e quiser contribuir com a Zagaia, manda uma mensagem pra gente utilizando o formulário ao lado. Bóra comunicar!

15 + 9 =

Apoio