O livro Natotoi Henata é obra de Henzo Dhuan Sebastian Pires Belfort, jovem quilombola de 7 anos, morador do quilombo Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru-Mirim, Maranhão. O livro foi escrito primeiro na mente e no coração dele, depois nas paredes, folhas de caderno, em ovos de galinha e outros suportes que ele considerou adequados para o registro das suas filosofias e personagens.
Henzo informou que quem deu esse nome ao livro foi sua prima, Júlia Dandara, que tem 8 anos. É dela também alguns dos desenhos que aparecem no livro – ele não disse quais.
As fotos dos desenhos foram feitas pelo padrinho de Henzo, Marciel Martins Pires, e as entrevistas com ele para saber mais detalhes sobre a obra foram feitas por Marciel e pela madrinha de Henzo, Zica Pires. A diagramação do livro foi feita por uma amiga de Henzo, Pati Yamamoto, que mora em São Paulo.
Henzo fez questão que o nome de Júlia Dandara, sua prima, constasse como criadora do livro, e também disse que quem comeu o Ovo Naruto que ele desenhou, e que aparece no livro, foi seu padrinho Marciel.
A profundidade do olhar não tem a ver com a idade, mas com o envolvimento que cada um tem com a terra e com os seres, visíveis ou invisíveis, que habitam nela.































Ilustrações e história: Henzo Pires / Entrevistas: Marciel Martins Pires e Zica Pires / Projeto gráfico: Patrícia Yamamoto