O coletivo de jovens Agentes Agroflorestais Quilombolas (AAQ), do Território Quilombola Santa Rosa dos Pretos, no município de Itapecuru-Mirim (MA), é formado por crianças e jovens quilombolas. Ele surgiu no ano de 2017 com o intuito de recuperar o principal igarapé do território, o Simaúma. O AAQ tem como seus principais pontos de trabalhos a atuação por autonomia de água, de alimentos, autonomia política e de educação.Tem como princípios a defesa da mãe natureza e a implementação de sistemas agroflorestais.
Com o trabalho que faz no quilombo, o coletivo envolveu ainda mais os jovens nos processos de luta pela terra, mostrando que a terra é o seu lugar de pertencimento, e para isso precisa cuida e proteger o seu sagrado território.
Nós, Agentes Agroflorestais Quilombolas, somos árvores de sementes crioulas que precisam germinar a semente do bem. O coletivo está construindo uma nova maneira de olhar o território onde vive, com o trabalho de desconstruir uma narrativa de que nada é possível. Mostramos que é possível sim viver coletivamente.
Texto, fotos e áudios: Marciel Pires