25 de janeiro de 2024
Tecendo Saberes e Fortalecendo Laços: Comunicadores Populares da Rede Jaca na Formação de Bacabal-Maranhão
Por

Os comunicadores populares da Rede Jaca iniciaram o ano de 2024 com uma formação intensiva na cidade de Bacabal, Maranhão, ministrada pelo inspirador Raimundo Quilombola. A oficina, intitulada “Comunicação para Criação de Conteúdo, Influência Popular e Resistência Climática”, proporcionou dois dias de aprendizados, partilhas de experiências e fortalecimento dos vínculos de militância.

Raimundo Quilombola, da rádio e TV Quilombo Rampa no Maranhão, compartilhou sua experiência sobre o encontro de comunicação popular organizado pela ACESA (Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura) e parceiros, em Bacabal.

“Foi uma experiência significativa para mim e minha comunidade, permitindo a troca de ideias e experiências. Acredito na força da comunicação popular não apenas no enfrentamento das lutas diárias contra violações de direitos, mas também na autonomia para contar nossa própria história e manter viva nossa cultura e identidade nas comunidades do território. Encontrar jovens que compartilham a crença no poder da comunicação popular foi fundamental para este novo viver na comunidade. A troca de experiências com outras juventudes e comunidades dos territórios foi enriquecedora. Este encontro foi de grande importância para mim, proporcionando aprendizado e permitindo compartilhar um pouco da nossa experiência em relação à frente da comunicação popular.” Pontou o comunicador popular.

Nessa jornada, a rede não apenas aprofundou suas habilidades comunicativas, mas também celebrou e fortaleceu laços através de abraços e cantos e partilha de experiências na área da comunicação popular. Agradecemos às entidades parceiras que viabilizaram nossa participação neste evento enriquecedor, ao lado de uma juventude comprometida.

A formação é parte integrante do projeto “Agroecologia para Proteção das Florestas da Amazônia”, em colaboração com o Programa Vozes Pela Ação Climática. O ano de 2024 está apenas começando, e estamos prontos para avançar com determinação.

Vamos que vamos!

TEXTO: Débora Baima

REVISÃO: Jose Carlos Almeida

MAIS RECENTES

III Encontrão e Mostra Audiovisual da Jacá: Juventude, Comunicação Popular, Resgate Ancestral e Direitos Humanos no Maranhão

III Encontrão e Mostra Audiovisual da Jacá: Juventude, Comunicação Popular, Resgate Ancestral e Direitos Humanos no Maranhão

Piquiá de Baixo, Maranhão, Brasil: uma comunidade resistente que completou 19 anos de luta por reassentamento e reparação integral, enfrenta diariamente os impactos das grandes indústrias de mineração, atravessada pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), com seus direitos humanos violados. No entanto, falar de Piquiá de Baixo não se resume ao sofrimento. A comunidade é […]

Brincadeiras de Quilombo

Brincadeiras de Quilombo

Trago aqui segredos, histórias de tesouros reais, mapeadas desde a meninice até a infância. Lembranças e contos guardados em caixotes de âmago, ou simplesmente memórias.

Faça parte da Agência Zagaia

Se você é originário, quilombola, de povos e comunidades tradicionais e trabalha com texto, áudio, vídeo, ilustração, foto, cordel, canto, dança – ou outra forma de comunicação – e quiser contribuir com a Zagaia, manda uma mensagem pra gente utilizando o formulário ao lado. Bóra comunicar!

5 + 8 =

Apoio