5 de dezembro de 2023
JACÁ: Conexões Culturais e Comunicação Popular nas Comunidades Tradicionais e Territórios do Maranhão

A JACÁ é uma rede de coletivos de comunicadores e comunicadoras populares do estado do Maranhão, fundada em novembro de 2019. Surgiu com o propósito de reunir coletivos de comunicação auto-organizados e de estrutura horizontal, possibilitando que produzissem conteúdo sobre suas comunidades e territórios, com autonomia, fortalecendo suas lutas, culturas e modos de vida.

Originária de diversas organizações, como a TV Comunidade, TV Quilombo Rampa e o Coletivo Pinga Pinga, entre outras, inicialmente foi concebida como um fórum ou coletivo único, mas se transformou na JACÁ, uma rede de comunicação flexível.

O nome “JACÁ” surgiu da vivência da comunicação popular no Quilombo Rampa, localizado no município de Vargem Grande (MA). Após muitas conversas e votação, o nome do cesto foi escolhido para denominar a rede maranhense de comunicadores e comunicadoras populares por representar algo forte e unido, utilizado em várias comunidades para armazenar, carregar e proteger itens domésticos. Assim como o cesto feito da trama de bambu, a rede JACÁ se propõe a conectar e fortalecer as comunicadoras e os comunicadores dos territórios.

Assim, a rede JACÁ nasceu com o objetivo de conectar comunidades, compartilhar publicações e promover a interligação e o intercâmbio cultural entre os territórios no Maranhão. É composta por indivíduos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores, habitantes de áreas periféricas, quebradeiras de coco babaçu e pessoas de identidades diversas, incluindo diferentes gêneros, orientações sexuais e identidades.

MAIS RECENTES

III Encontrão e Mostra Audiovisual da Jacá: Juventude, Comunicação Popular, Resgate Ancestral e Direitos Humanos no Maranhão

III Encontrão e Mostra Audiovisual da Jacá: Juventude, Comunicação Popular, Resgate Ancestral e Direitos Humanos no Maranhão

Piquiá de Baixo, Maranhão, Brasil: uma comunidade resistente que completou 19 anos de luta por reassentamento e reparação integral, enfrenta diariamente os impactos das grandes indústrias de mineração, atravessada pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), com seus direitos humanos violados. No entanto, falar de Piquiá de Baixo não se resume ao sofrimento. A comunidade é […]

Brincadeiras de Quilombo

Brincadeiras de Quilombo

Trago aqui segredos, histórias de tesouros reais, mapeadas desde a meninice até a infância. Lembranças e contos guardados em caixotes de âmago, ou simplesmente memórias.

Faça parte da Agência Zagaia

Se você é originário, quilombola, de povos e comunidades tradicionais e trabalha com texto, áudio, vídeo, ilustração, foto, cordel, canto, dança – ou outra forma de comunicação – e quiser contribuir com a Zagaia, manda uma mensagem pra gente utilizando o formulário ao lado. Bóra comunicar!

6 + 11 =

Apoio