No primeiro episódio dividido em 5 blocos, a gente conversa com seis jovens que estão fazendo comunicação popular desde as suas comunidades e para as suas comunidades. São experiências que traduzem séculos de ancestralidade e luta pela terra e território.
BLOCO 01
No BLOCO 01, conversamos com a documentarista Djelma Viana Guajajara e o fotógrafo Genilson Guajajara, ambos da Terra Indígena Rio Pindaré, no município de Bom Jardim.
BLOCO 02
No BLOCO 02, conversamos com o repórter, editor, apresentador e criador da TV Quilombo Rampa, Raimundo José, do quilombo Rampa, no município de Vargem Grande.
BLOCO 03
No BLOCO 03, conversamos com a liderança jovem e comunicadora popular Kelly da Silva, da comunidade Piquiá de Baixo, no município de Açailândia.
BLOCO 04
No BLOCO 04, conversamos com o ilustrador e chargista Uriel Menezes, natural de Codó, mas com residência flutuante por assentamentos, quilombos e terras indígenas no Maranhão e outros lugares do nordeste do país.
BLOCO 05
No BLOCO 05, conversamos com a ilustradora Zica Pires, do quilombo Santa Rosa dos Pretos, zona rural do município de Itapecuru-Mirim. É da relação com a terra e com os Encantados que ela recebe orientação e alimento para a arte que produz e que usa para se envolver ainda mais com a terra e a espiritualidade de matriz originária africana.
Abaixo, a lista com os canais de comunicação onde todas/os as/os entrevistadas/os do programa publicam seus trabalhos.
FICHA TÉCNICA EPISÓDIO #01
Produção, roteiro e locução: Sabrina Felipe
Edição: Airton Júnior
Foto de capa: Genilson Guajajara
Ilustração Cacimba: Zika Pires
Realização: Justiça nos Trilhos