Nesta produção especial de três podcasts Cacimba D’Água, da Agência Zagaia, feita pela Rádio e TV Quilombo, o repórter Raimundo José, do Território Quilombola Rampa, no município de Vargem Grande, Maranhão, entrevista quatro personagens históricos da região, conhecidos e reconhecidos pela sua força ancestral e por sua contribuição à espiritualidade e musicalidade de matriz africana.
A força do Tambor de Mina em Vargem Grande
No primeiro episódio, Raimundo conversa com as mães de Santo Mercês, da cidade de Vargem Grande (MA), e Luzia Dias, da quilombo Gameleira da Rampa, do Território Quilombola Rampa. As duas mães de Santo falam sobre a força do Tambor de Mina, espiritualidade de matriz africana vivida principalmente no Maranhão e no Pará, e nas dificuldades enfrentadas para viver a fé ancestral em meio ao racismo e o pensamento embranquecido.
O tambor medonho do quilombola Gilberto Cardoso
No segundo episódio do Cacimba D’Água, o repórter entrevista o tamborzeiro Gilberto Cardoso, quilombola de Rampa. Gilberto conta como ouviu e seguiu o chamado do tambor, e detalha histórias da vida vividas entre batidas e toadas.
Cantador Sarney: história viva do tambor da Rampa
No terceiro e último episódio, Raimundo José conversa com o cantador de tambor Sarney, do quilombo Bom Bilhete, do Território Rampa. Sarney conta sua vida vivida criando e cantando toadas de tambor junto a outros companheiros das antigas que fizeram a história do Tambor de Crioula na região.
Produção, reportagem, foto e locução: Raimundo José/Rádio e TV Quilombo